ECOLOGIAS COGNITIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA
Coordenador(a) do projeto: Prof. : Marcello Ferreira
Metodologia(s):
Descrição do projeto:
A proposta pressupõe a organização estratégica das já mencionadas ações, buscando fortalecê-las e potencializá-las a partir da incorporação orgânica e da junção espaço temporal dessas iniciativas. Do ponto de vista teórico, buscam-se subsídios na articulação tecnologia/conhecimento preconizadas no conceito de ecologia cognitiva, cunhado por Gregory Bateson, nos princípios da multiplicidade conectada e da interpretação do filósofo Pierre Lévye nos postulados de aprendizagem significativa propostos pelo psicológico norte-americano David Ausubel.
Essas ideias endossam a perspectiva do trabalho em grupo como estratégia cultural de respostas a problemas e desafios e, portanto, .possibilidade de aprendizagem significativa e progressão.
Objetivo(s) geral(is):
Conceber e propor uma configuração/arquitetura de espaço multiuso, de centralidade interdisciplinar e tecnológica, para a integração de ações de ensino-pesquisa-extensão voltadas à formação inicial e continuada de professores de Física, na perspectiva das ecologias cognitivas.
Produtos:
Referência: Edital CEAD n. 01/2018 – A3M