Design Thinking na educação: como um designer organizaria sua disciplina?
Oficina sobre Design Thinking ministrada pela Profa. Symone Rodrigues Jardim (IDA/UnB).
Gamificação das Licenciaturas
Coordenador(a) do projeto: Prof. Domingos Sávio Coelho
Metodologia:
Descrição do projeto:
O grupo formado em um jogo de RPG pode ser concebido como um tipo de grupo focal ficcional cuja função é interpretar e resolver os desafios propostos pelo/a narrador/a do jogo. A proposta consiste em estudar o processo de resolução de problemas, isto é, realização de missões, tarefas, desafios…por um ou mais grupos de jogadores de RPG durante as sessões de jogo com o objetivo de criar formas de avaliação adequadas para aperfeiçoar a metodologia de ensino via RPG no ensino superior e na educação básica.
Objetivo geral:
1) Criar as condições necessárias para estudar o grupo como uma unidade funcional no RPG educacional, tanto da perspectiva do ensino/aprendizagem quanto da avaliação;
2) Estruturar regras ou mecânicas de jogo que possibilitem conduzir narrativas para grandes grupos;
3) Conectar o ambiente escolar com o setor da economia criativa da produção de jogos eletrônicos didáticos de RPG e formação de capital humano necessário à economia criativa.
Produtos:
Referência: Edital DEG n. 013/2022
Casoteca ADM
Coordenador(a) do projeto: Prof. Helena Araújo Costa
Metodologia(s):
Descrição do projeto:
Consiste em um projeto de extensão registrado na UnB que pretende dar continuidade e agregar atividades extras de comunicação com a comunidade universitária interna e externa à UnB, a fim de oferecer experiências de aprendizagem com casos. Essas experiências serão ofertadas em formas de seminários, cursos e eventos, além de interação online para o aprendizado baseado em casos, e uma comunicação mais ampla via redes sociais para ampliar o acesso da sociedade ao método de casos. Com caráter inovador na relação ensino-aprendizagem e que contribui para a formação de administradores com competências relevantes.
Objetivo geral:
Aprimorar a plataforma digital de casos contemporâneos em gestão (Casoteca ADM) para a comunidade universitária.
Produtos:
Referência: Edital DEG n. 013/2022
Projeto Descomplicando a Audiologia
Coordenador(a) do projeto: Prof. Dr. Isabella Monteiro de Castro Silva
Metodologia:
Descrição do projeto:
O projeto abordará diversos conteúdos relacionados com a área de audição e equilíbrio, de acordo com os conteúdos ministrados no curso de Fonoaudiologia, durante o desenvolvimento das disciplinas obrigatórias e/ou optativas que envolvem a área de audiologia.
O material será disponibilizado para os estudantes em forma de vídeos e links, nas plataformas Trello e Youtube. Na plataforma Trello, serão postados conteúdos previamente ministrados em sala de aula como estratégias de revisão de conteúdo ou mesmo como forma de apresentação de conteúdos novos. Alguns materiais, a partir de uma seleção de conteúdo da equipe, serão disponibilizados pela Liga Acadêmica do Equilíbrio e Audição (LAEA) no seu canal do youtube, para acesso público.
Objetivo geral:
Elaborar ferramentas de aprendizagem voltadas para a área de Audiologia por meio da utilização de recursos multimídia e gamificação.
Produtos:
Referência: Edital DEG n. 013/2022
Implementação de uma estratégia inovadora de ensino-aprendizagem na área de morfologia e fisiologia humana
Coordenador(a) do projeto: Prof. Kelb Bousquet Santos
Metodologia:
Descrição do projeto:
O projeto tem como principais pilares o estímulo à leitura de materiais didáticos e desenvolvimento da escrita como ferramentas de aprendizagem. Essas ferramentas foram pouco exploradas no ensino remoto e devem ser resgatadas e implementadas nessa fase de retorno ao ensino presencial. Vale ressaltar que o público alvo deste projeto são discentes do 3° semestre de diferentes cursos de graduação da FCE, ou seja, alunos que ingressaram na universidade durante o período emergencial. Além disso, trata-se de uma disciplina com conteúdo amplo e denso, o qual serve como alicerce para demais disciplinas teóricas do ciclo básico e profissional.
Objetivo geral:
Implantar métodos e práticas inovadoras de ensino e aprendizagem na disciplina “Sistemas de Manutenção da Vida”.
Produtos:
Referência: Edital DEG n. 013/2022
DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO “MigoC2” PARA ENSINO DE CÁLCULO 2
Coordenador(a) do projeto: Prof. Luiza Yoko Taneguti
Metodologia:
Descrição do projeto:
O ensino de Cálculo Diferencial e Integral tem sido muito discutido no âmbito educacional pelo número elevado de reprovações e evasões nos cursos de Engenharia e áreas afins. Isso ocorre na FGA- Faculdade do Gama e na UnB em geral, e em muitas instituições de ensino superior, tal fato subsidia esse trabalho. As maiores dificuldades dos alunos no ensino de cálculo se concentram na linguagem matemática, interpretação das fórmulas e gráficos. Segundo Rocha (2010), o ensino e aprendizagem de Cálculo Integral e Diferencial tem preocupado, há décadas, professores e pesquisadores em várias partes do mundo. Dentre estas, destaca-se a utilização de softwares educacionais que potencializa a visualização e a experimentação na construção dos conceitos. Diante do universo informatizado, foi notória a possibilidade de se trabalhar conceitos matemáticos com softwares educacionais já existentes e gratuitos. O processo se inicia quando se escolhe os melhores softwares para simular tais problemas. Este projeto desenvolverá um aplicativo para smartphone, chamado MIGOC2, capaz de ensinar de forma lúdica e prática cálculo sem sofrimento.
Objetivo geral:
Desenvolver um aplicativo para smartphones onde seja possível organizar vários softwares para simular gráficos e soluções de equações diferenciais. O ambiente proporcionará ensino de qualidade e clareza em problemas que envolvem o cálculo 2.
Produtos:
Referência: Edital DEG n. 013/2022
Criação do ‘Eu quero saber – O podcast que traduz a pesquisa para você!’
Coordenador(a) do projeto: Prof. Patricia Guarnieri dos Santos
Metodologia:
Descrição do projeto:
Desmistificar e descomplicar a ciência, aproximando a sociedade das pesquisas que são conduzidas no âmbito da universidade. Além de traduzir o conhecimento científico em uma linguagem leiga e descontraída, o projeto apresenta uma oportunidade dos alunos e professores da Universidade de Brasília adquirirem novas habilidades de comunicação. O podcast pretende iniciar no curso de graduação e no de pós-graduação em Administração, e também, considerar os trabalhos de iniciação científica do Proic – Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília e, posteriormente, quando atingir maturidade, pode agregar outros cursos e departamentos.
Objetivo geral:
Informar a sociedade sobre o conhecimento gerado por pesquisas desenvolvidas no âmbito dos grupos de pesquisa que tratam de diferentes áreas de gestão, bem como apresentar a importância e o conteúdo de projetos de iniciação científica, em diversas áreas, desenvolvidos na Universidade de Brasília, por meio de um conteúdo educativo, de fácil entendimento e com pouca carga da linguagem acadêmica, técnica e científica.
Produtos:
Referência: Edital DEG n. 013/2022